
Trabalhar em altura é uma das profissões mais perigosas se as precauções de segurança apropriadas não forem tomadas adequadamente. Deve-se estar ciente de que mesmo uma queda de alguns centímetros pode levar a ferimentos graves.
As organizações que usam escadas ou andaimes devem pesquisar para remover a quantidade máxima de risco para os trabalhadores.
É muito importante que a organização ensine aos funcionários ou trabalhadores os fundamentos básicos do treinamento em segurança. Ajudará os funcionários e os empregadores a abordar todos os aspectos da segurança no local de trabalho.
Portanto, o objetivo principal deve ser um treinamento de segurança eficaz para aumentar as habilidades dos trabalhadores e manter o ambiente de segurança no local de trabalho.
Você deve prever sempre a proteção dos funcionários. Considere as dicas listadas abaixo se seus funcionários estiverem trabalhando em alturas.
1. Planeje sua tarefa de trabalho
Antes de começar a trabalhar em altura, você deve planejar previamente cada etapa do processo. Pense sobre; pense em emergências ou possíveis etapas de evacuação, em proteção contra quedas e em quaisquer perigos para as pessoas no local, etc.
2. Use o equipamento certo
Sempre verifique se você tem o equipamento certo sempre disponível para concluir o trabalho com segurança. Depende da altura, uma escada pode ser suficiente, mas em vários casos uma escada pode não ser o acesso correto do equipamento para o seu trabalho. Nesse momento, o andaime é necessário.
Se você deseja trabalhar em altura ou em um alcance maior, poderá desejar uma torre de acesso móvel ou equipamento de acesso elétrico. Caso não possua este equipamento, você deve empregá-lo um pouco, em vez de se esforçar para tolerar algo que não seja estável ou forte o suficiente para o trabalho.
3. Use Trilhos
Quando você puder, use trilhos. A cobertura passiva é a maneira mais simples de manter sua equipe segura e alcançar a conformidade, pois não há nada que eles tenham que fazer para se manterem protegidas (além de permanecerem nos trilhos … se seus funcionários estiverem indo além dos trilhos de proteção!).
Os trilhos são projetados pelos carpinteiros do canteiro de obras ou podem ser pré-fabricados pelo fabricante. Os trilhos pré-fabricados podem ser facilmente afixados e são muito portáteis que atendem às suas necessidades. No entanto, do tipo que você utiliza, uma vez configurado, você verá que os trilhos serão o sistema de proteção contra quedas mais fácil de se trabalhar.
4. Certifique-se de entender a distância da queda
Você pode usar todo o equipamento de proteção contra quedas, mas se for necessário atingir o nível baixo antes de engatar, não faz sentido. Isso pode parecer uma afirmação de “bom senso”; no entanto, você ficaria surpreso com quantas pessoas parecem não possuir “bom senso”.
Não é incomum olhar para um canteiro de obras ou ver uma equipe de manutenção e visitar um funcionário a 10-12 ′ de profundidade usando um cordão de 6 ′ com um dispositivo de desaceleração. Embora inicialmente você ache que funcionará, mas há várias explicações para isso.
Primeiro, você deve incluir 3,5 ‘de distância para levar em consideração a implantação do seu dispositivo de desaceleração. Já, o que significa que o próprio cordão tem 9,5 ‘de comprimento. Se você não é uma pessoa alta de 6 ″, essa é uma informação bastante ruim.
Sua distância real da rua até o resgate não deve ser apenas a quantidade do seu cordão quando implantado, mas também a extensão do corpo abaixo do anel D e qualquer queda no sistema de funil e âncora.
5. Concentre-se no seu ambiente
Ao procurar trabalhar em altura, certifique-se de se concentrar no ambiente vizinho.
Verifique se o equipamento ou as ferramentas que você está usando são totalmente seguros e protegidos, onde podem estar localizados, revise qualquer acesso aos requisitos, identifique os riscos envolvidos para as pessoas no trabalho. Se houver áreas fracas do site, essas devem ser adequadamente determinadas e marcadas.
6. Realize treinamento regular
É importante garantir que os funcionários que executam trabalhos em altura conheçam os riscos associados à tarefa. Garanta que o treinamento regular seja realizado e que as licenças relevantes estejam atualizadas.
7. Use as escadas corretamente
Não acredite que, por ter uma escada em casa, você realmente sabe o que está fazendo. Na verdade, a maneira mais segura de seguir nesta terra é acreditar que você realmente não sabe o que está fazendo. Geralmente, você vai estar certo!
As escadas estão na base de muitos danos profissionais e no local de trabalho. Como, escadas são familiares. Você os utiliza para segurar suas lâmpadas, colorir a sala de estar, trocar aquela chata difícil de conseguir uma lâmpada alta e limpar suas calhas. Nós os utilizamos com tanta frequência que as pessoas precisam realmente saber o que estamos fazendo, porque nunca nos machucamos antes! Bem, além disso, você fecha a moldura A na palma da mão.
Como alternativa, nesse ponto, a escada deslizou para baixo de você. Por outro lado, naquele ponto você tinha um instrumento além de uma escada que caiu sobre você. Escadas são perigosas. Quando as escadas não são utilizadas corretamente, elas são muito perigosas.
Primeiro, verifique se as escadas serão a maneira mais fácil de fazer o que você está fazendo e depois garanta que seus funcionários aprendam a utilizá-las. Até ou a menos que seus funcionários não saibam o que identificar, eles podem não aprender exatamente como usar uma escada de expansão corretamente.
Você entende esse adesivo sobre uma escada que diz: “Não fique nessa etapa ou acima”. Se você acha que isso significa que você pode chegar lá, mas não mais, possivelmente não aprenderá a usar uma escada. Forneça treinamento adequado aos seus funcionários para que eles usem as várias ferramentas da maneira correta.