Este EPI é essencial para salvamento e resgate em locais de difícil acesso, sendo usado em conjunto com outros equipamentos de proteção individual

Conheça no Tripé para Espaços Confinados

Realizar salvamentos em locais de difícil acesso é algo que coloca o profissional de resgate em risco. Munido de equipamentos como o cinturão de segurança, capacete e botinas de segurança, ele precisa entrar em locais como dutos de ventilação, tubulações urbanas e outros tipos de ambientes inóspitos. Neste processo, o tripé para espaços confinados é necessário e obrigatório.

Quando se trata de espaço confinado, alguns procedimentos gerais são estabelecidos pela NBR 14787:

Todo e qualquer trabalho em espaço confinado, obrigatoriamente, deverá ter no mínimo, duas pessoas, sendo uma delas denominada vigia.

Desenvolver e implementar procedimentos para os serviços de emergência especializada e primeiros-socorros para o resgate dos trabalhadores em espaços confinados.

Desenvolver e implementar um procedimento para preparação, emissão, uso e cancelamento de permissões de entrada.

Desenvolver e implementar procedimentos de coordenação de entrada que garantam a segurança de todos os trabalhadores, independentemente de haver diversos grupos de empresas no local. Interromper as operações de entrada sempre que surgir um novo risco de comprometimento dos trabalhos (…).

Circunstâncias que requerem a revisão da permissão de entrada em espaços confinados, porém não limitada a estas:

  1. Qualquer entrada não autorizada num espaço confinado;
  2. Detecção de um risco no espaço confinado não coberto pela permissão;
  3. Detecção de uma condição proibida pela permissão;
  4. Ocorrência de um dano ou acidente durante a entrada;
  5. Mudança no uso ou na configuração do espaço confinado;
  6. Queixa dos trabalhadores sobre a segurança e saúde do trabalho. As permissões de entrada canceladas por motivo de surgimento de riscos adicionais devem ser arquivadas pelo período de um ano e servirão de base para a revisão do programa.

O que é tripé para espaços confinados:

Trata-se de um EPI que possui três bases que convergem para um ponto no alto centralizado. Feito de um material resistente e tendo pernas reguláveis, o topo do tripé serve como ponto de ancoragem para a corda que irá descer o profissional para o espaço confinado. Note pela imagem que tanto as sapatas quanto as pernas são desenvolvidas para proporcionar estabilidade e segurança. Assim, acompanhado de sua equipe de suporte, o técnico poderá se concentrar em realizar o resgate ou manutenção necessários com foco e assertividade.

Como o tripé de espaço confinado funciona:

usando-tripe-para-espaco-confinado

O tripé é transportado até o local necessário compactado, fechado em seus pontos reguláveis. No local, as pernas são separadas e as bases colocadas no chão. É necessário regular os pontos das pernas até que o tripé mostre estabilidade e fixação máximos.

Na sequência, o profissional deve se equipar com todos os EPIs que trabalham em conjunto com o tripé: cinturão de segurança, assento ideal para descida ligado à corda e máscara de proteção. Além disso, luvas, sapatos e capacetes de segurança também são imprescindíveis.

A equipe de suporte deve ajudar a conectar todas as partes do processo: a corda deve estar corretamente ligada ao tripé de segurança e ao assento usado pelo profissional. Testes em solo devem ser realizados por precaução.

Estando tudo corretamente pronto, o profissional desce ao espaço confinado e realiza seu trabalho pelo tempo que precisar. Terminada a missão, a equipe providencia a volta ao espaço normal.

Dicas sobre o tripé de espaço confinado:

Na hora de adquirir este EPI, lembre-se de procurar empresas com tradição e com certificação no desenvolvimento do produto. No Grupo RPF, colocamos à disposição o tripé fabricado na CELPAN, nosso centro de desenvolvimento.

Oferecemos assistência e orientação em relação à utilização.

Segurança e saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp