Está em dúvidas se é necessário colocar ou não placas de pisos táteis no banheiro do seu imóvel? Confira aqui os pontos mais importantes para essa decisão
Como já vimos em outros conteúdos em nosso blog, o piso tátil tem aplicações sociais muito importantes. Ele é uma possibilidade para que pessoas com deficiência visual possam se locomover com maior independência e liberdade. Além disso, é uma segurança importantíssima para os mesmos.
Regulamentada pela NBR 9050, a fabricação e instalação do piso tátil deve seguir sempre um padrão universal. E isso vale para todos os tipos de ambientes, externos e internos. Neste artigo, iremos comentar sobre a decisão de colocar placas de piso tátil de alerta e direcional em banheiros.
Leia também:

Por que piso tátil é colorido?
Qual a importância do piso tátil?
Como colocar piso tátil em lotéricas?
Quando colocar o piso tátil em um banheiro?
Há duas principais ocasiões que são propícias para as colocações das placas. A primeira é quando o imóvel tem um morador deficiente visual. É necessário evitar que ele escorregue ou trombe com paredes e móveis. Essa medida tem baixo custo e favorece muito para que a pessoa tenha mais segurança. O mesmo vale para quando os moradores sabem que receberão alguém com essa característica com certa frequência.
Já a segunda ocasião é quando o banheiro é de empresas ou público. Não somente o piso tátil, mas outras sinalizações em portas e móveis podem ser usadas usando a linguagem de braile. Apesar de parecer não representar muito, a medida tem um enorme efeito prático para o profissional cego.
Como funciona a instalação?
Conforme qualquer outra diretriz da NBR 9050. As placas de piso tátil direcionais são usadas para indicar o caminho, sempre apresentando uma sequência lógica e nunca levando a uma rota sem saída. Já as placas de alerta são colocadas de maneira transversal, mostrando ao cego que ele está diante de um obstáculo, como portas ou pias.