Este plástico de engenharia é usado para a fabricação de diversos materiais, desde peças para indústria até cadeiras
O polipropileno está presente no cotidiano das pessoas de diferentes maneiras. Para usos mais comuns, é possível encontrar este termoplástico rígido em cadeiras e mesas de salões de festas, de quiosques de praias, restaurantes e similares. Por outro lado, em situações mais específicas, ele pode ser usado para a fabricação de peças especiais para a indústria.
Independentemente do caso, é comum que o polipropileno fique sujo e comece a ficar com um aspecto envelhecido. Nestas ocasiões, é possível limpar o polipropileno, restaurando sua aparência de novo.
Conheça mais características químicas do polipropileno: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polipropileno.htm
Como proceder para limpar o polipropileno?
Mesa feita com polipropileno
O primeiro passo para realizar a limpeza de materiais feitos à base de polipropileno é remover a poeira e sujeiras superficiais usando um espanador, aspirador de pó ou similar. Isso é necessário devido ao risco que partículas pequenas oferecem à superfície do termoplástico.
Na sequência, se for uma limpeza leve, sabão neutro e água resolvem facilmente. Por outro lado, em caso de manchas mais pesadas e encardido, você pode utilizar uma solução caseira misturando vinagre, detergente e bicarbonato de sódio. Passe a mistura na peça e espere por dez minutos após esfregar o local necessário. Após o tempo, enxague e seque a superfície.
Dica importante sobre a limpeza do polipropileno:
Lembre-se que, apesar de resistente, o polipropileno sofre com intempéries. Um dos principais agressores do termoplástico é a luz do sol. Portanto, sempre que possível, não deixe peças de polipropileno sobre incidência direta da luz solar. Tente sempre posicionar em locais com sombra total ou parcial.
Cadeira de escritório feita com assento de polipropileno