Considerada uma das mangueiras mais adequadas para servir de base para irrigação, o tubo de polietileno é versátil e tem longa vida útil
Na hora de montar um sistema de irrigação, é comum ter muitas dúvidas e questionamentos de como proceder. Diversos pontos são importantes, desde a quantidade de água que será incidente nas plantas até mesmo a luminescência do local.
Entre as possíveis dúvidas, também é frequente se perguntar como utilizar a mangueira de polietileno nesse fluxo. Clique aqui para conhecer melhor a mangueira de polietileno, desde sua definição até dicas de como funciona.
Neste artigo, veremos como se preparar e instalar a mangueira de polietileno em sua horta ou estufa.
Adquirindo a mangueira de polietileno para fins de irrigação:
É fundamental escolher o tamanho correto para a mangueira de polietileno, desde o comprimento até suas polegadas. Para isso, calcule todos os percursos que a mangueira precisará percorrer. Dessa forma, você saber o comprimento necessário.
Para saber as polegadas, é fundamental saber a pressão da água, adquirindo um tamanho que suporte tal pressão. Na dúvida, questione um especialista para entender melhor a relação entre estes dois atributos.
Por último, você deve também adquirir a quantidade necessária de conectores para as mangueiras que serão usadas. Eles serão necessários para fazer com que a mangueira percorra os diferentes caminhos dentro da plantação, horta, jardim, etc.

Instalando a mangueira de polietileno no sistema de irrigação:
Ao receber as mangueiras de polietileno e os conectores, você deve aplicar no respectivo caminho do sistema de irrigação. Nesta parte, é fundamental que a conexão esteja bem fixada e que a mangueira não fique em cima da área que receberá as sementes, por exemplo.
Tenha uma mão de obra especializada para fazer os furos na mangueira de polietileno. Eles devem respeitar uma distância mínima que faça sentido dentro do seu sistema. Evite furos próximos ou que sejam muito distantes. OS furos devem ter o raio correto para que o suficiente de água passe por eles, deixando que a quantidade correta de líquido caia no solo.
Governança do sistema de irrigação:
Após a instalação, verifique se todos os pontos estão corretos, não constando pontos de vazamento, dobras ou agressão às plantas. Periodicamente, verifique se é necessária alguma manutenção.