EPI é obrigatório para trabalho em altura e deve estar sempre corretamente vestido durante a realização do procedimento
Todo profissional que trabalha em altura precisa usar corretamente seus equipamentos de proteção individual. É necessário conhecimento sólido de como fazer a preparação prévia e do que fazer em situações de emergência. Entre o conjunto de EPIs que o trabalhado precisa usar está o cinto de segurança tipo paraquedista.
Conhecido como cinto tipo paraquedista, este é um EPI que o profissional precisa vestir. Dessa forma, o cinto de segurança envolve o tórax e parte da cintura.
A definição deste EPI:
Podemos entender como cinto tipo paraquedista um equipamento de proteção individual que envolve o tórax e a cintura de seu usuário, conforme descrito acima. Entretanto, para expandir nosso entendimento, é importante ressaltar que ele é ajustável. Seus pontos de conexão podem ser apertados ou afrouxadas conforme o tamanho do profissional.
Também conhecido por nomes similares, este EPI é um conector de todos os outros equipamentos usados no trabalho em altura, incluindo trava quedas, talabarte, cadeira suspensa, corda, entre tantos outros.
Sabendo dessa enorme importância, é normal não se surpreender que o cinto tipo paraquedista é um EPI obrigatório para o trabalho em altura. Sua utilização está prevista em diversas normas regulamentadoras do segmento, como a NR 18 e a NR 35.
Por seu caráter legal indispensável, empregadores e profissionais que negligenciem o uso do cinturão estão passíveis de intervenções legais. Felizmente, cada vez mais empresa enxergam o benefício óbvio de seguir as regulamentações, colocando seus trabalhadores com os EPIs adequados e situação de segurança. Mesmo assim, a fiscalização ainda é necessária para o bem de todos. Caso você seja um trabalhador e não tenha o cinto ou outro material corretamente providenciado, faça denúncias à Justiça do Trabalho.
Por último, ao possuir um cinto adequado e regulamentado, o profissional deve receber um treinamento para a colocação do EPI, assim como melhores práticas e o que não fazer. Somente assim haverá familiaridade na colocação, locomoção e conexão com as outras ferramentas.
Como o cinto de segurança tipo paraquedista funciona:
O primeiro passo é vestir o cinturão conforme orientação da fabricante. Existe um mito de que este EPI é desconfortável, o que é uma mentira. Quando corretamente utilizado, o cinturão de segurança tipo paraquedista não causa nenhum desconforto ou restrição. Por isso, ao notar algum incômodo, verifique com atenção se você não errou ao colocar o cinto.
Após vestir corretamente o cinto de segurança tipo paraquedista, é necessário conectar suas alças com outro importante EPI: o Trava Quedas. Este é responsável por ligar o cinto à corda bombeiro. Dessa forma, caso o profissional saia da cadeira suspensa, o trava quedas e o cinto tipo paraquedista evitam a queda do trabalhador.
Dicas para adquirir um cinto de segurança tipo paraquedista:
- Verifique se a fabricante segue padrões da NR 18
- Procure pelos cintos com maior tradição no mercado
- Nunca opte por cintos que não possuem os selos obrigatórios de segurança
- Verifique se o cinto tipo paraquedista é do tamanho adequado
- Analise se ele se encaixa corretamente com o Trava Quedas
Como comprar o cinto de segurança paraquedista:
Você pode adquirir este EPI em nosso Kit Cadeira Suspensa Completo Para Pintura E Limpeza Predial
Veja também:
Cadeira Suspensa Balancim Sobe E Desce Ideal Para Pintura
Cadeira Suspensa para corda 12mm