Esta norma regulamentadora é de fundamental relevância para o profissional das estradas. Entenda mais o assunto
Um caminhoneiro é um apaixonado por sua profissão. Ele sente o propósito de sua carreira ao pegar as estradas e conhecer diferentes partes do país. Sempre acompanhando de seu grande companheiro: o caminhão, é claro. Além de serem essenciais para a economia do país, é por meio do transporte rodoviário que os campos abastecem os grandes centros urbanos e cidades do interior. Isso quer dizer que todos nós devemos muito aos caminhoneiros!
Entrando agora em mais detalhe sobre este conteúdo, sabemos que a vida do caminhoneiro não é fácil: além de precisar se preocupar com o caminhão e sua carga, é fundamental que o profissional siga normas e leis para garantir a segurança de todos.

A NBR 9735 é elaborada para estabelecer uma série de regras e parâmetros que os profissionais que transportam cargas perigosas precisam seguir. Neste artigo, iremos falar como sobre esta norma afeta a rotina do caminhoneiro.
O que é a NBR 9735?
Trata-se de uma norma que estabelece equipamentos obrigatórios para quem transporta cargas perigosas. Ela é obrigatória, sendo que o caminhoneiro que a negligenciar fica exposto à multa.
Os seguintes EPIs devem estar sendo usados pelo profissional:
- traje obrigatório, incluindo calça comprida e sapatos fechados;
- óculos de segurança do tipo “ampla-visão”;
- filtros faciais presentes na cabine;
- capacete e luvas de material adequado;
- colete de sinalização, no transporte de produtos explosivos;
- aparelho de respiração autônoma, quando transporte em tanques portáteis
Além disso, as ferramentas abaixo devem sempre estar no caminhão:
- Jogo de ferramentas adequado, com no mínimo: um alicate universal, uma chave de fenda ou chave Philips e uma chave apropriada para a desconexão do cabo da bateria;
- Quatro cones para sinalização
- Extintores de incêndio
Os calços de borracha e a NBR 9735:
Além dos materiais acima, os calços de borracha devem estar disponíveis para serem colocados ao parar o caminhão. Dependendo do tipo de veículo, a quantidade de calços obrigatórios muda:
- Caminhão ou caminhão-trator com semirreboque: 2
- Caminhão com reboque (Romeu e Julieta), bitrem, bitrenzão ou rodotrem: 4
- Tritrem: 6
Se você é caminhoneiro, deve estar atento a todos os pontos citados acima. Aproveite também para conferir nosso calço para rodas de caminhão.