Este polímero é muito comparado à borracha, sendo muito usado para absorção de impactos e na fabricação de espuma

Conheça nossa categoria de Poliuretano

O nome não é muito conhecido pelo público geral, mas em segmentos específicos, ele é uma das principais escolhas. O Poliuretano é um polímero que consegue aliar diferentes capacidades, podendo servir de espuma até buchas para absorção de impacto. Conhecido pela sigla PU, ele possui diferentes durezas.

O que é o Poliuretano?

É um polímero resultado de diferentes combinações químicas. Suas características estruturais permitem uma ampla variedade de aplicações mercadológicas. Funciona como um substituto da borracha.

Quais as aplicações do Poliuretano?

Fabricado em forma de tarugo, o Poliuretano pode ser usado para a confecção de peças especiais, como buchas, peças técnicas, entre outros.

poliuretano-em-roda

PU usado para confecção de roda

Além disso, também é comum vermos o PU sendo usado para o desenvolvimento de verniz, cola, pneus rígidos, mobílias, colchões, assentos automotivos, preservativos, calçados e até mesmo refrigeração (isolamento térmico).

Esse leque de possibilidades levou ao questionamento se o  poliuretano é melhor que a borracha. O fato é de que o PU é mais caro que a borracha tradicional, mas também traz benefícios a mais.

Entre as principais vantagens em se utilizar o Poliuretano, podemos destacar a resistência à abrasão, tenacidade, resistência ao rasgo e a capacidade de carga.

poliuretano-em-espuma

PU usado para fabricação de bucha de cozinha

Na indústria automobilística, por exemplo, o PU pode ser usado para a fabricação de peças técnicas que irão absorver impacto. Por ter uma vida útil maior que a borracha, os componentes do carro ficam protegidos por mais tempo.

Quando o poliuretano não pode ser usado?

Apesar de todos os benefícios, há cenários em que o Poliuretano não deve ser usado. São exemplos: altas temperaturas, ambientes quentes e úmidos, certas composições químicas.

Saiba mais:

Wikipedia – PU

Poliuretano: o desconhecido muito presente no cotidiano

2 respostas

    1. Para analisar o desempenho enquanto a não contaminação, precisa ser analisada alguns fatores como:

      Material da Garrafa: Verifique o rótulo da garrafa para determinar o material utilizado. Materiais comumente seguros para garrafas de água incluem plástico de qualidade alimentar (PET), polietileno de alta densidade (HDPE), aço inoxidável e vidro.

      Certificações: Procure por certificações de segurança alimentar e qualidade, como aquelas emitidas por organizações regulatórias. Garrafas que atendem a padrões específicos são mais propensas a serem seguras.

      Instruções de Uso: Siga as instruções do fabricante sobre o uso adequado, limpeza e manutenção da garrafa. A limpeza regular e o cuidado adequado ajudam a prevenir a contaminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *