Qual a composição da borracha natural? A borracha é um tipo polímero que pode ser natural ou artificial. A borracha natural é obtida por meio do látex, produzido em muitas espécies vegetais tropicais, mas a produção mundial de borracha natural vem da extração de látex, o polímero da borracha é um polímero de adição, Realizam-se incisões no caule dessa árvore e o líquido branco escorre, coletado em tigelas e devendo ser recolhido com frequência de modo a evitar contaminação e putrefação.
Poli-isopreno e sua composição a borracha natural:
As árvores são bem mais complexas e demandam de enzimas atuando como estímulos. O valor de n na formalidade do poli-isopreno acima é na ordem de 5000 e a borracha natural é constituída por cerca de 35% desse polímero. A borracha natural traz algumas particularidades que prejudicam a sua utilização. Por exemplo, no frio, ela torna-se dura e quebradiça, já no calor ela fica mole e pegajosa. Por isso a borracha tem que passar pelo processo de vulcanização, descoberto em 1839. esse processo Trata da adição de enxofre ao poli-isopreno, que rompe as suas ligações duplas e forma pontes de enxofre que ligam as cadeias laterais e repostar a histerese da borracha mais baixa (se ela for apertada, por exemplo, rapidamente ela irá voltar para sua forma original), baixa deformação permanente e grande elasticidade.
Processo de extração da borracha natural e qual sua aplicação?
O processo é feito de forma contínua, mas precisa de acompanhamento constante, de modo a evitar contaminações ou mesmo apodrecimento do látex. Após a extração, a substância segue para um processamento químico, onde é coada e ao produto é adicionado o amônia (NH3) Nesta etapa, ainda há apenas o látex como substância. A borracha natural é obtida após ácidos e sais serem adicionados ao látex, provocando uma coagulação, que separa a borracha do líquido. Poucas etapas depois e pronto, ela está pronta para ser comercializada.

A borracha natural se destaca por ser um elastômero natural, sua principal característica é possuir bastante elasticidade. para ser utilizada em larga escala e nas mais variadas condições, a borracha natural precisa ser submetida a um último processo: a vulcanização. O objetivo é torná-la mais estável, seja no frio ou no calor. Para isso, adiciona-se enxofre ao poli-isopreno. Em geral, suas destinações são várias, destacando-se na indústria automobilística (com vedações e peças que compõem o veículo) e de forma mais notória em pneus. A área da saúde usa borracha em abundancia, principalmente na preparação de equipamentos de uso médico, como luvas.