Além de ser um dos mais importantes EPIs para o trabalho em altura, o trava quedas é obrigatório em muitos casos. Entenda mais

Kit trabalho em altura com trava quedas

Conforme já falamos em alguns artigos no blog do Grupo RPF, a realização do trabalho em altura exige uma série de qualificações. É necessário reunir um conjunto de habilidades que vão desde o estudo de todos os procedimentos da função até a coragem de estar em suspenso a vários metros do chão.

entenda-a-funcao-do-trava-quedas

Felizmente, há ume legislação que está se aprimorando constantemente para garantir a segurança de todo profissional que atua neste mercado. Por meio da Norma Regulamentadora 18, é possível exercer a atividade seguindo padrões de proteção.

A legislação prevê a obrigatoriedade de equipamentos de proteção individual para o trabalho em altura, como a cadeira suspensa, capacete, cinto tipo paraquedista e também o trava quedas, foco deste artigo.

Por que precisamos usar o trava quedas?

O trava quedas é um dos mais importantes EPIs. Como o próprio nome já adianta, ele evita a queda do profissional. Usar o trava quedas é importante para evitar que o trabalhador esteja em risco de cair de grandes alturas.

O trava quedas funciona da seguinte forma: o equipamento irá conectar o cinto tipo paraquedista (que envolve o tórax do trabalhador) à corda bombeiro. Em uma situação onde o profissional escorregue ou saia da cadeirinha suspensa, o trava quedas imediatamente entra em ação: a queda é impedida, mantendo o usuário na altura do ponto de conexão.

É importante realizar treinamentos em uma altura segura, não mais de 2 metros do chão. Dessa forma, o profissional poderá ter familiaridade com o funcionamento do trava quedas. Isso possibilita o ganho de experiência com seu mecanismo.

Existem diferentes tipos de trava quedas no mercado. O modelo padrão, cuja função foi explicada acima, é um dos mais usados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp