Utilizando corretamente o conjunto de EPIs obrigatórios e conhecendo os procedimentos, o trabalho é realizado com segurança.
Realizar manutenções prediais externas é uma atividade que exige técnica, inteligência e coragem. Os profissionais descem pela lateral do prédio usando equipamentos de proteção individual que possibilitam o serviço e o mantém em segurança. Entre a lista de EPIs, está a cadeirinha de pintura, também conhecida como cadeira suspensa.
Entenda o que é a cadeira suspensa neste artigo.

Preparando os EPIs:
Em primeiro lugar, é necessário realizar treinamentos de simulação em uma altura de segurança. Note que esta é a melhor forma de se familiarizar com o equipamento sem ser colocado em risco.
– O profissional deve fazer as conexões dos seguintes EPIs:
Cinto tipo paraquedista: envolve o tórax, cintura e parte das pernas do profissional. É importantíssimo colocar o cinto paraquedista corretamente. Siga todas as instruções da fabricante e confirme se está confortável sem restringir os movimentos.
Trava Quedas: deve conectar o cinto paraquedista à corda própria para a atividade. Assim como o exemplo acima, as instruções sempre devem ser seguidas. Em caso do profissional sair da cadeirinha de pintura acidentalmente, o trava quedas irá segurá-lo no mesmo ponto. Dessa forma, o profissional poderá esperar o resgarte.
Corda bombeiro: deve ser corretamente ligado ao ponto fixo de resistência que receberá o peso do trabalhador. Utilize um afastador de cadeira suspensa para que a corda não fique raspando na quina entre o topo e a lateral do prédio.
Afastador de cadeira suspensa: deve ser corretamente fixado no ângulo da lateral com o topo do prédio. Além de evitar o desgaste da corda, ela afasta o profissional da parede em uma curta distância, facilitando sua locomoção e a execução da atividade.
Usando a cadeirinha de pintura:
Após se certificar de que todos os EPIs estão corretamente conectados e tendo ciência de seus mecanismos, o profissional deve garantir que a cadeirinha esteja corretamente ligada à corda. Siga as instruções para passar a corda pelas áreas corretas.
Note que seguindo os procedimentos de segurança, a cadeirinha de pintura desce pela corda conforme a ação do trabalhador.
Durante a simulação de segurança, o profissional deve se acostumar com o tipo de movimento permitido pela cadeira, familiarizando-se com o travamento e a descida. Realize muitas repetições até garantir a sensação de segurança.
Qual a forma correta de por o trava queda ,na parte do peito ou costas
Olá FABIO, nos chame no WhatsApp (11)91600-2697 para esclarecer suas dúvidas! As melhores ofertas estão no nosso e-commerce Grupo RPF! Atenciosamente, Giovanna