O PU possui muitas vantagens, pois é um dos fatores que permite a fabricação de cadeiras que variam entre simples conchas plásticas até elaboradas poltronas executivas com um preço muito mais atrativo do que materiais como madeira. Outra vantagem do PU é a sua leveza, essencial para as peças de mobiliários como as cadeiras movidas de um lado para o outro e por essa razão não devem ser pesadas. Também deve ser destacada a sua enorme flexibilidade que possibilita uma enorme mutabilidade de uso, visto que o poliuretano pode ser moldado nas mais diversas formas, possibilitando a criação de cadeiras com ‘designs’ mais variados e inovadores, para deixar o seu ambiente bem mais atraente para os clientes.

O que é poliuretano (PU)?
O poliuretano (PU) é um dos polímeros plásticos muito aproveitados no nosso dia a dia. Está atual em móveis, revestimentos acústicos, isolantes térmicos, calçados, etc. Isso se deve principalmente às suas particularidades flexíveis e adaptáveis, que fazem dele um bom suplente às essenciais espumas do comércio. Como o PU é produzido com insumos fáceis de encontrar e equipamentos relativamente simples, seus principais fornecedores o oferecem em diversos formatos, como:
- chapas;
- tarugos;
- buchas;
Essa variante permite que o poliuretano seja usado em diversos processos industriais de fabricação de componentes, encostos, braços e assentos de cadeiras.
Como é produzido?
O poliuretano é um polímero produzido através reação de duas substâncias essenciais: um poliol e um diisocianato, as matérias-primas do processo podem variar conforme a urgência da destinação.
Quais aplicações do PU?
Quando os cientistas descobriram que os poliuretanos podiam ser transformados em fios finos, eles foram combinados com nylon para criar roupas mais leves e elásticas. Ao longo dos anos, os poliuretanos foram aprimorados e dilatados em fibras de spandex, revestimentos de poliuretano e elastômeros termoplásticos.
Devido aos avanços de hoje nas técnicas de poliuretano, os fabricantes podem fabricar uma ampla gama de roupas de poliuretano a partir de peles e couros artificiais usados para roupas, roupas esportivas e uma variedade de produtos como: eletrodomésticos, indústria automotiva, eletrônicos, pavimentos e embalagens …
O poliuretano pode endurecer ou rachar com o tempo?
O Poliuretano quando formulado adequadamente para exposição em ambientes externos enfrentando intempéries devem durar muitos anos, por exemplo: um batente redondo de diâmetro 300 mm feito de poliuretano preto 80 Shore A pode ser utilizado por mais de 20 anos sem perder sua funcionalidade.